Repercutiu nas redes o rebaixamento do Figueirense à Série C, confirmado na noite de terça-feira, 26. Após o apito final no jogo entre Vitória e Botafogo de São Paulo, que decretou a queda do Figueira, os rivais automaticamente iniciaram as flautas.
As contas oficiais de Joinville e Avaí no Twitter fizeram uma postagem de corneta à queda do Figueirense. O mesmo aconteceu com o Criciúma na manhã desta quarta-feira; no entanto, a postagem foi apagada: o clube não vai mais se pronunciar sobre o assunto.
Mal o mineiro Emerson de Almeida Ferreira apitou o fim da vitória do Rubro-negro baiano sobre o Botafogo de São Paulo, o Avaí, arquirrival do Figueira, usou a conta oficial no Twitter para uma provocação, pode-se dizer, minimalista: limitou-se a uma carinha "chorando de rir".
A postagem rendeu mais de 1,1 mil retweets até a tarde desta quarta-feira, mais de 4 mil curtidas e, é claro, muita discussão entre torcedores de ambos os clubes.
O Joinville foi mais criativo. Também logo após o apito final, publicou uma árvore caindo - uma sátira à queda e à figueira no símbolo do rival; na sequência, dois troféus, provavelmente uma referência aos dois títulos nacionais que o Jec tem - de Série B e Série C - e o Figueirense não.
O tweet do Jec deu menos repercussão - até a tarde desta quarta, pouco mais de 150 retweets e 700 curtidas.
Mais longe foi um grupo de torcedores do Avaí. De acordo com o GloboEsporte, os avaianos fizeram copos e cachecóis alusivos ao rebaixamento do rival de cidade.
Para completar a desgraça do time do Estreito, 2021 será o centenário do clube - nele, disputará pela nona vez uma Série C de Brasileiro.