Diariamente os professores da rede municipal de ensino de Maracajá criam formas dinâmicas de construir conhecimento com os alunos, elaborando novas propostas de atividades, inovando nos métodos na plataforma virtual e ferramentas utilizadas, preenchendo relatórios e acompanhando as tarefas devolvidas pelos estudantes.
“Além disso, ainda assistem aos alunos com dificuldades, atendem e tiram dúvidas dos pais, participam de formações e tantas outras tarefas que o ensino não presencial exige destes profissionais” ressalta a diretora de Educação, Aline Rosso, reforçando “nesta nova realidade, nossos professores estão trabalhando muito mais que antes da pandemia”.
Diante do atual cenário educacional, segundo a diretora, ela e os técnicos do Departamento Municipal de Educação perceberam a necessidade de proporcionar aos professores oportunidades que os incentivem a refletir e externalizar suas emoções, para enfrentar os desafios da educação neste período pandêmico.
Nesta semana, os professores da rede municipal participaram de uma “Roda de Conversa” com a psicóloga Viviane Lima Darolt e puderem também desfrutar da apresentação musical do professor de educação física Murilo Freitas, que tornou o encontro ainda mais agradável e motivou ainda mais os profissionais da educação.
Conforme Viviane, o teólogo, pedagogo, poeta e filósofo Rubens Alves, ensina que "quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente". E segundo ela "o papel do professor no processo ensino/aprendizagem é o de fazer esses olhos abrirem-se, partilhando e promovendo novos conhecimentos".
Debater a importância deste trabalho e seus reflexos, acrescenta a psicóloga, foi um momento rico, pois, entende que "o professor que se relaciona com seu aluno a partir dos processos cognitivos e das emoções, estabelecer o vínculo afetivo com ele, e, desta forma, contribui não somente para o aprendizado e sim para construção de sua personalidade".