Nesta quarta-feira (09), o deputado federal Ronaldo Benedet, participa de audiência com Ministério de Minas e Energia em Brasília juntamente com dirigentes de cooperativas de eletrificação catarinenses e o presidente da Federação da Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc). A pauta do encontro será a busca de incentivo para as cooperativas de energia.
“Houve um momento no país em que era muito caro levar energia elétrica para o interior. As cooperativas foram responsáveis no passado por levar energia elétrica para a área rural, por isso o Estado de Santa Catarina foi o primeiro a levar para esses lugares. Agora estamos buscando ajuda do Governo Federal para mantê-las”, explicou o deputado.
Benedet explica que as cooperativas recebiam subsídio e no ano passado 25% deste foi retirado. “O que nós vamos buscar é que seja mantido por dez anos, sendo retirado apenas 10% ao ano e não de uma vez só. De forma a não incentivar empresas a saírem dessas cooperativas e criar um desequilíbrio econômico”, disse.