Começou no último sábado, 1º de maio, o período da safra da tainha em toda Santa Catarina. Já se passaram seis dias e, apesar de outros municípios do estado terem registrado bons resultados, o início ainda está difícil para os pescadores do Balneário Rincão.
“Por enquanto não tem nada ainda. Como não tivemos dias de muito frio, e nem aquele vento sul, elas [tainhas] ainda não estão perto de encostar”, destacou o presidente do Sindicato dos Pescadores do Rincão, João Picollo.
Os pescadores seguem no aguardo de dias mais frios, sobretudo com vento sul, para que as tainhas encostem no litoral sul catarinense. No ano passado, o início de maio foi mais frio e, por isso, mais “lucrativo” do que agora. Ainda sim, espera-se que a safra de 2021 seja mais positiva do que foi a de 2020.
“No ano passado pegamos mais ou menos 50 toneladas. A expectativa desse ano é ultrapassar essas 50, chegar nas 80 toneladas ou até mesmo próximos de 100”, afirmou João Picollo.
Se no Rincão a situação ainda não está muito boa, em Jaguaruna as tainhas já deram às caras. Ainda nesta quarta-feira, na região do Campo Bom, foram pescados 500 quilos de peixe. Veja as fotos: