As etapas de recrutamento e seleção são decisivas para a formação de um time eficiente e engajado aos valores da empresa. Para encontrar colaboradores que se encaixam nesses princípios, a CEO da Chawork, Liliane Fernandes, trouxe algumas dicas que o time de Recursos Humanos (RH) deve levar em conta para diminuir as falhas no momento da contratação.
“O primeiro caminho é você identificar a cultura do seu negócio, utilizar essa identificação para traçar um perfil comportamental que você precisa nesse colaborador, buscar candidatos e aplicar essa ferramenta comportamental”, explicou Liliane.
Depois da aplicação desse teste, o foco deve ser analisar a parte técnica, ou seja, trazer para uma entrevista por competência. Ela frisa que as preguntas não podem ser aquelas encontradas na internet. Essa etapa exige perguntas mais profundas. E, com isso, por fim a equipe pode definir o candidato certo para a sua empresa.
Empresas terceirizadas facilitam esse processo
Para facilitar todo esse processo, existem empresas de recrutamento e seleção terceirizadas, como é o caso da Chawork, instituição criciumense que contrata por todo o país. A CEO recomenda para empresas que não possuem uma estrutura ou equipe de RH, que contratem esse tipo de serviço.
“Quando você entende que uma empresa vai te entregar um candidato adequado e, caso ele não fique lá, ela ainda vai te dar uma garantia, qual é a chance de o seu negócio dar mais resultado?”, pontuou Liliane. O serviço economiza o tempo do contratante e ainda é realizado com mais assertividade. “É cada um no seu quadrado, acho que essa é a dica principal”, completou.
Quais os maiores erros e dificuldades na contratação
Atualmente, muitas contratações são feitas de forma equivocada, gerando demissões precoces. Mas afinal, qual o maior erro dos contratantes? Quais as dificuldades na contratação?
A CEO Chawork citou algumas perguntas que precisam ser feitas muito antes da contratação: Qual é o perfil da sua empresa? Vocês são ligados em resultado ou em atendimento? Quais os valores dessa instituição?
“A primeira coisa é entender o perfil da organização para encontrar o perfil adequado no mercado de trabalho. As pessoas acham que contratar é abrir uma vaga, divulgar nos portais, olhar o melhor currículo que aparecer e contratar. Na verdade, começa muito antes disso tudo”, destacou a gestora.
“Eu percebo que é difícil contratar, na maioria das vezes, porque (1°) as empresas não sabem qual é o perfil ideal para se contratar e acabam contratando o que aparece”, colocou. “E (2°) o RHs ainda não são valorizados como peças estratégicas dentro das organizações, eles são informados e não consultados para saber qual o melhor perfil”, concluiu Liliane.
Que tipo de informação deve conter na divulgação de uma vaga
Outro ponto muito importante no processo de seleção de pessoal, é a divulgação das vagas. Uma dúvida frequente é a respeito das informações que devem ser publicadas. E a resposta de Liliane é direta: “para os dois lados, é melhor que você coloque o máximo de informações”.
“Hoje, quanto mais informações você der para o candidato, melhor! Porque, no passado, os candidatos precisavam das empresas, hoje a empresa precisa dos candidatos! Eles estão podendo escolher as vagas”, explicou.
Ela ainda frisou a importância de tomar cuidado com o tão usado ‘a combinar’. As pessoas não querem mais perder tempo hoje em dia. Um recado como este faz com que o interessado perca o interesse logo de cara.