O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma alíquota estadual anual obrigatória para todos os motoristas. Nesta matéria, o Portal 4oito te ensina a como calcular o IPVA para 2023.
Por ser uma alíquota estadual, cada Detran define, além das taxas, datas e prazos de pagamento e descontos para pagamentos à vista. O único padrão em todos os estados é a tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) utilizado como referência para a determinação do valor de cada veículo.
LEIA MAIS:
O gerente e sócio do Despachante Adair Tasca, Rafael Tasca, explica que o IPVA e demais débitos veiculares podem ser pagos, inclusive, parcelados em despachantes de trânsito. "Carros elétricos ainda não tem diferença para a alíquota, enquanto isso, veiculos com 30 anos (até 1992) são isentos do pagamento do imposto", comenta.
Em Santa Catarina, o valor do IPVA de carros é calculado sobre 2% do valor na FIPE em dezembro do ano anterior. Já caminhões, ônibus e motocicletas, a alíquota é 1%.
- Ou seja, para carros, o cálculo é: Valor da FIPE de 2022 x 2% = IPVA 2023;
- Para caminhões, ônibus e motocicletas: Valor da FIPE de 2022 x 1% = IPVA 2023.
"Cada final de placa é o mês para pagamento: Um é em janeiro, dois em fevereiro, até o final, com zero em outubro. Mas é possivel fazer o parcelamento mesmo que o IPVA já esteja vencido", explica o gerente.