O Campeonato Catarinense começou sem surpresas. Criciúma, Chapecoense, Brusque e Avaí confirmaram o favoritismo, enquanto o Marcílio Dias soube aproveitar a superioridade numérica para vencer o Joinville fora de casa. Inter de Lages e Concórdia fizeram o único empate da rodada inicial.
Criciúma 4x1 Figueirense
A partida inicial também foi a mais desequilibrada da rodada. Não fosse a atuação inspirada do goleiro Thiago Gonçalves, o Figueirense teria saído de Criciúma amargando uma goleada histórica. O Tigre foi dominou do início ao fim e nem mesmo o gol de empate preocupou a torcida carvoeira. O Criciúma começa líder.
Joinville 2x3 Marcílio Dias
O Joinville teve a atuação prejudicada pela expulsão do atacante Vitor Leque aos 15 do segundo tempo e começou mal o Campeonato Catarinense. O jogo estava empatado e equilibrado até o cartão vermelho, mas o Marcílio Dias se mostrou organizado o suficiente para tirar proveito da vantagem numérica. Nenhum dos dois times mostrou algo que os credencie a chegar longe no estadual.
Chapecoense 1x0 Hercílio Luz
O placar magro não corresponde à ampla superioridade que a Chapecoense teve em campo. O goleiro do Hercílio Luz, Matheus Aurélio, foi o destaque da partida. A Chape foi organizada, dominou o tempo todo e não correu sustos. A atuação do time do Oeste o coloca como um dos principais desafiantes do favoritismo do Criciúma. Já o Hercílio Luz mostra que precisa melhorar caso queira repetir ou superar a boa campanha de 2023.
Inter de Lages 0x0 Concórdia
Aqui o placar zerado foi um retrato fiel da partida. Este foi o jogo tecnicamente mais fraco da primeira rodada e levou apenas 775 pessoas ao Tio Vida. Os dois times deram espaços, mas nenhum soube aproveitar. O Leão Baio teve mais volume de jogo, mas o Concórdia foi levemente mais efetivo, com duas boas chances em erros do time da casa - um quase gol contra no primeiro tempo e uma saída errada do goleiro no fim do jogo. O Inter levou perigo apenas uma vez, logo no início.
Barra 1x3 Brusque
O Brusque confirmou o favoritismo e a expectativa de iniciar já como um dos favoritos ao título. Foi praticamente uma continuação da campanha de 2023, com os atletas remanescentes liderando a boa atuação. O Barra não fez um mau jogo e levou perigo ao gol adversário algumas vezes. Apesar de começar com derrota, o Pescador mostrou qualidades e potencial para evoluir à medida em que ganha entrosamento.
Avaí 3x2 Nação
O Avaí fez o resultado, mas o jogo foi bem mais difícil do que a torcida azurra imaginava. Num gramado péssimo, o Leão encarou um Nação Araquari disposto a jogar de igual para igual. O jovem atacante camaronês Paul Henry liderou as ações ofensivas do time do Norte, mas o Avaí aproveitou os espaços deixados pelo Nação na defesa para assegurar os três pontos. No fim do jogo, os visitantes lutaram até o fim pelo empate.