Durante a temporada de ofertas da Black Friday, a queda nos preços chama a atenção do consumidor. É um período em que é possível fechar ótimos negócios, mas também cair em golpes criminosos ou distorções de ofertas. Esse foi o tema da live desta segunda-feira (24) no 60 Minutos. O advogado especialista em direito do consumidor, Israel Rocha pontuou algumas dicas de como não cair nessas armadilhas.
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Assista a entrevista completa:
- “É importante que o consumidor faça a lista de desejos e acompanhe o preço”, destacou. Além de listar os itens que precisa comprar, é preciso ficar de olho nas ofertas antes do dia da promoção. É comum a elevação de preços na véspera, para posterior redução significativa.
- “É bom que o consumidor esteja atento às letrinhas para que possa visualizar melhor o que está comprando”, alertou. Muitas vezes, informações importantes sobre a compra podem estar nas entrelinhas, por isso é importante que o consumidor se atente aos detalhes antes de confirmar a compra.
- O profissional lembrou, também, da importância de tirar uma captura de tela – para compras online – ou uma foto em caso de o objeto entregue não condizer com o objeto que foi comprado. “Se a oferta não for cumprida, o que vai demonstrar que o consumidor está recebendo algo diverso do que ele comprou, não é nem a nota fiscal, e sim aquele print da oferta”, disse.
- “Para quem compra pela internet, comprem de lojas que, sabidamente, existam, porque senão é caso de polícia e o Procon, provavelmente, não poderá te ajudar”, concluiu o advogado. Para ele, o mais importante antes de comprar é checar a existência do estabelecimento, não comprar por impulso.
- Ele citou sites que podem ajudar, como o Reclame Aqui, consumidor.gov e Procons de todos os estados. Além de conferir se o CNPJ da empresa existe, este dado deve estar disponível no site.
Fraude de Black Friday 2019
Em 2019, houve o primeiro caso de denúncia formalizado em Santa Catarina. Um consumidor postou em sua rede social a imagem de uma funcionária das Lojas Renner de Criciúma remarcando preços. No vídeo, ela cola etiquetas amarelas ‘promocionais’ sobre etiquetas brancas de mesmo preço.
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