O frio de inverno finalmente chegou na região sul de Santa Catarina, e agora os pratos começam a se adaptar para atender esse tempo. Nesta sexta-feira, 26, em entrevista ao programa Adelor Lessa, o chef Saimon Novack ensinou a como preparar uma iguaria típica de inverno: língua bovina no caldeirão.
De acordo com o chef, a língua, assim como a grande maioria das especiarias, precisam de um tratamento mais diferenciado e com mais paciência. "Não é igual um bife ou filé, em que sela três minutos cada lado e tem um prato pronto, demora mais", destacou.
Nos supermercados, a língua bovina costuma vir limpa, sem a crosta áspera que a envolve. Já nos açogues, muitas vezes a carne vem com essa camada - e é preciso limpar. "Tira aquela pele grossa, aquele couro, e depois prepara como se fosse uma carne ensopada. Para mim o pulo do gato para conseguir um pouco mais de sabor é, quando ensopar, colocar um pouco de uma outra carne para ensopar junto. Um cubo pequeno de granito, por exemplo, daí a língua vai aboserver toda aparte da gordura da carne e teremos um prato mais saboroso", disse Saimon.
Para o tempero que ajuda no sabor do prato, recomenda-se a tradicional cebola, alho, pimenta dedo de moça e sal. Para ajudar ainda mais no sabor da língua, Saimon afirma que é melhor colocar caldos ao invés de utilizar água. "Pega o resto de um salsão com alho poró e toca tudo para dentro da panela, cobre com água, da aquela fervida e logo se tem um caldo", pontuou.
Na hora de cortar a carne, assim que ela atingir uma maciez desejada, são feitos cortes de 1,5 centímetros. Depois vem o molho para acabamento e está pronto.