O Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma, será reaberto no próximo dia 6, a obra, iniciada em janeiro de 2017, custou aproximadamente R$ 10 milhões. O antigo prédio foi atingido algumas vezes pelo fogo, necessitando de uma cuidadosa reforma.
“O prédio foi construído há 40 anos e não tinha essas exigências. Não tinha controle contra incêndio, então foi necessário a instalação de detectores de fumaça. O projeto foi analisado pelo Corpo de Bombeiros e aprovado, quando ficar pronto chamaremos para a vistoria final”, explicou a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Katia Smielevski.
Além das exigências contra o fogo, o estacionamento foi ampliado, contando com 102 novas vagas. Os corrimões das escadas foram reforçados, sendo que na escada principal, existe um corrimão no meio. A mobília chega ao prédio na quinta-feira (21).
“Estamos finalizando a obra, não só o espaço do Paço Municipal, mas do estacionamento. Acreditamos que no dia 6 de janeiro a casa estará pronta para receber todos os serviços", destacou o prefeito, Clésio Salvaro (PSDB).
De acordo com o prefeito, no dia 22 alguns serviços on-line saíram do ar, devido a mudança que será realizada. Ainda para Salvaro, esta é a maior obra de Criciúma nos últimos 40 anos.
Durante as obras de ampliação do estacionamento, uma polêmica envolvendo a retirada de árvores chamou atenção. O chefe do poder municipal comentou o assunto.
“Era inevitável a retirada de arvores para a ampliação do estacionamento. Mesmo que não fosse o estacionamento, algumas árvores, agressivas ao solo, como eucalipto, sugam os valores orgânicos do solo e precisavam ser retiradas”, disse.
Existe um projeto para melhorias no Parque Centenário, no valor de R$ 3 milhões. No dia 6, as festividades que irão inaugurar o Paço Municipal começam às 9h, com o hasteamento da bandeira, às 17h shows com atrações locais. A inauguração está programada para às 19h. O evento será finalizado com show de Sérgio Reis e Renato Teixeira.