Nesta quinta-feira (22) foi realizada uma reunião na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para debater a coparticipação dos demais municípios na manutenção do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). Durante o encontro o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), assinou um edital acabando com a porta referenciada.
“Era um compromisso previamente definido. Com a garantia do Governo do Estado e dos municípios da região, assinamos o ato licitatório de porta aberta para atender toda a população”, afirmou Salvaro.
O contrato terá validade de cinco meses. O Governo do Estado irá contribuir com R$ 2 milhões relativos a gastos antigos de Criciúma, além de mais R$ 250 mil mensais vindos do Governo Federal. De acordo com Salvaro, o hospital cobre uma região com um milhão de pessoas.
“Foi uma atitude de confiança, em lançar o edital. O grande caminho que estamos seguindo é essa parceria que teremos com o Governo Federal. Conversando com o prefeitos percebi que querem ajudar”, disse o presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP).
Durante o período de contrato, o objetivo é encontrar uma solução definitiva, além de ampliar o atendimento. “Precisamos tornar definitivo. Precisa ser uma coisa sólida e construída”, explicou o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande.