Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Salvaro inaugura Centro de Processamento de Resíduos Sólidos

Estrutura, no Bairro Sangão, conta com 1,5 mil m² em três pavilhões para a reciclagem de lixo na cidade

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 30/04/2020 - 17:14 Atualizado em 30/04/2020 - 17:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Quantas toneladas de lixo geramos em Criciúma todo mês, e quanto reciclamos e deixamos de reciclar?", perguntou o prefeito Clésio Salvaro na tarde desta quinta-feira, 30, na inauguração do Centro de Processamento de Resíduos Sólidos, no Bairro Sangão, São três pavilhões, cada um com 500m², totalizando 1,5 mil m² de área construída. "É um investimento que fazemos para um setor muito abandonado, e até um pouco discriminado, do pessoal de catadores de lixo", referiu Salvaro.

O diretor do Fundo de Saneamento Básico de Criciúma (Funsab), Luiz Juventino Selva, informou que, atualmente, Criciúma recicla apenas 3% do lixo que gera. "Coletamos 4,3 mil toneladas mês, dessas, apenas 100 toneladas estão sendo recicladas, cerca de 3%. Há um espaço muito grande para esse segmento", afirmou, lembrando que atualmente apenas 15 famílias filiadas à Associação Criciumense dos Catadores (Acrica) sobrevivem da reciclagem. "Com novo pavilhão, novos métodos de coleta, esperamos em pouco tempo conseguir dobrar a capacidade de processamento e coleta, e com isso trazer mais emprego e renda", reforçou.

Selva anunciou, ainda, detalhes do "Jogando Limpo com a Cidade", o programa de participação da comunidade na reciclagem de lixo. "O cidadão poderá ter até 50% de desconto na taxa de coleta de resíduos paga anualmente. Basta que, semanalmente, leve o lixo reciclável em um dos 50 pontos que serão instalados pela cidade. É a primeira vez que o cidadão ganha financeiramente separando o lixo", completou.

A solenidade contou com transmissão ao vivo. Assista:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito