Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Salvaro: "Não quero ter que pedir desculpas depois"

Prefeito reforçou que segue a lei ao cumprir fechamento de comércio e suspensão de transporte coletivo

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 30/03/2020 - 17:02 Atualizado em 30/03/2020 - 18:21
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito Clésio Salvaro e o secretário municipal da Saúde, Acélio Casagrande, prestaram os esclarecimentos mais atualizados sobre coronavírus em Criciúma. A cidade atingiu, nesta segunda-feira, 30, a marca de 13 casos confirmados de coronavírus.

"Do dia 2 de março quando começamos as coletas até hoje foram 148 exames para análise. Desses, 13 foram confirmados coronavírus e 90 foram descartados, de 40 ainda estamos aguardando resultados", informou o secretário. "Cinco desses 13 já foram recuperados, estão liberados", destacou. "Temos 22 internados com problemas respiratórios, desses está comprovado em UTI de Criciúma um caso, temos três em UTI, dois aguardando resultados de exames", completou.

Salvaro lembrou que os índices de casos diagnosticados em Criciúma poderiam ser maiores. "É que temos uma limitação quanto a exames", observou. "Por isso que nos assusta quando tem aquelas filas, em menos de 2 metros, a distância indicada pela Anvisa. Isso é muito perigoso, é a transmissão comunitária", completou Acélio.

A possibilidade de flexibilizar as medidas restritivas, levantada pelo governador Carlos Moisés que depois cedeu e ontem anunciou a extensão da quarentena, foi comentada por Salvaro. "O governador quis flexibilizar as medidas restritivas e deu um passo atrás. Sim, as coisas precisam voltar ao normal, mas temos que ter o equilíbrio. Todos tem razão, os que pedem o isolamento e os que dizem que a cidade precisa voltar ao normal. O decreto do governador precisa ser cumprido. Eu não tenho força de mexer no decreto do governador. Eu não vou restringir nada, eu vou seguir o decreto do governador, aqui precisamos cumprir a Constituição", afirmou. "Melhor seria que houvesse uma voz única de Brasília, essa era a verticalização necessária. Enquanto ela não vem, vamos manter o isolamento", frisou.

Monitoramento total

O secretário Acélio reforçou o trabalho de monitoramento dos pacientes com casos suspeitos de coronavírus. "Alguns suspeitos, que inclusive foram descartados, dentro desses 90, que nós não estávamos conseguindo monitorar, já conseguimos. Estamos em contato com todos. Ampliamos em dez telefones a central, estamos todos os dias ligando, chamando, pedindo, mas acima de tudo, o mais importante, todos nós somos pessoas que podem estar transmitindo o vírus. Não tem mais esse ou aquele suspeito, é transmissão comunitária", salientou. 

"O negócio é não ter aglomeração, distância mínima de 2 metros na fila e não estar como estavam hoje nas lotéricas. Todos esses cuidados são fundamentais", emendou. "80% da população vai pegar esse vírus, mas o que se quer é se estiver que todo mundo pegue junto, senão não vai ter leito para atender todo mundo ao mesmo tempo", comentou o prefeito Salvaro.

Carros e comércio

O prefeito revelou a quantidade de carros circulando pelas ruas nos últimos domingos. "Dia 8, 459 mil veículos monitorados pelas 119 câmeras. Dia 15, 362 mil veículos. Dia 22, 113 mil veículos. Dia 29, 164 mil veículos. É um aumento de forma significativa. É preciso ficar em casa, temos que cumprir o decreto do governador", destacou.

O comércio continua fechado. "Tem alguns querendo tirar proveito político, porque não abre comércio, creches, porque eu sigo a lei. Pode haver mudança? Pode. É algo novo, ainda não conhecido", salientou. "Eu não quero vir a público como aquele prefeito da Itália pedir desculpas, dizendo que é uma gripezinha para depois medir quantas pessoas morrem por minuto", observou. "Com vidas de pessoas a gente não pode brincar. Não é um jogo do tudo ou nada, são vidas que estão valendo nesse jogo. Se são vidas em jogo, temos que ter todo o cuidado", refletiu Salvaro.

"Nós estávamos com quase 300 obras em andamento, quase R$ 200 milhões para investir em obras. Tudo estava caminhando normal, planejado. Virou tudo de cabeça para baixo", lembrou o prefeito. "A ordem das prioridades agora é vida, é para isso que estamos trabalhando muito. É a missão agora", pontuou. Salvaro reclamou também das filas nos bancos e lotéricas. "Temos que respeitar. Vai ter dinheiro para todo mundo, o dinheiro é seu, está no banco", avaliou.

Salvaro lembrou, ainda, que Criciúma registrou 68 mortes em março de 2019, e já tem 94 óbitos em março de 2020. "Nenhuma dessas mortes por coronavírus, claro, mas isso mostra que as coisas continuam acontecendo, os atendimentos em geral precisam continuar também", acentuou.

Casa de Saúde

As obras continuam para remontar a Casa de Saúde do Rio Maina. "O local estava bem sucateado, ganhamos muito apoio dos empresários, a Imbralit doou 2,5 mil telhas para cobrir todo o prédio, tem empresários que vão doar aparelhos de ar condicionado, pisos, camas hospitalares, tinta. Agora estamos buscando respiradores para equipar a Casa de Saúde do Rio Maina, que será o nosso hospital de referência", informou.

Outro investimento que o município está fazendo é em testes rápidos para detectar coronavírus. "Dia 5 chega o nosso primeiro lote de 10 mil kits que compramos. Vamos começar com o pessoal que está na linha de frente atendendo. Isso vai custar R$ 1,2 milhão", relatou. "Estamos fazendo um chamado para que os empresários também comprem o teste rápido para fazer exames nos seus empregados", emendou.

Mais vacinas

A vacinação dos idosos contra a Influenza será retomada nesta terça-feira, 31, em Criciúma. Na primeira etapa, foram 8,9 mil doses. Na segunda, 4,5 mil. Agora, serão 6,5 mil. "Dessas 6,5 mil nós vamos disponibilizar para cinco pontos de drive thru, somente para idosos com 80 anos ou mais, os pontos serão no Vera Cruz, São Cristóvão, Lapagesse, Mina Brasil e Centro", informou o secretário. "Não adianta ir para lá sem endereço, leve carteira de vacinação e tenha mais de 80 anos", reforçou.

Confira o pronunciamento:

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito