Em coletiva realizada por videoconferência nesta quarta-feira, 18, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) reforçou o decreto estadual, que suspende serviços de comércio, eventos, transporte, dentre outros, por sete dias. Salvaro também afirmou que os serviços públicos de Criciúma permanecem suspenso por nove dias, com os servidores da administração de sobreaviso, podendo retornar às atividades se necessário. O transporte coletivo, que iniciou o dia operando normalmente, será suspenso a partir da quinta-feira.
"Seguimos a regulamentação do governo federal e do governo do Estado. No transporte público é onde as pessoas têm mais contato com as outras. Há muito contato. É uma medida acertada", justificou Salvaro. O prefeito reforçou as alterações na rotina da Saúde, com o centro de triagem próximo ao Hospital São José, situação nos mercados e a folha de pagamento do município. Veja os principais pontos:
Centro de triagem
Funciona a partir de quinta-feira o centro de triagem para análise do coronavírus. Ele está localizado na antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, em frente ao Hospital São José. A UBS foi transferida para a rua João Pessoa, antecipando a inauguração que ocorreria no dia 28 deste mês.
Também foi solicitado o apoio de todos os funcionários da área que estavam em férias. "O Pronto Socorro só vai ter atendimento para quem estiver referenciado pela UBS, UPA ou Centro de Triagem", complementou Salvaro.
No dia 23 inicia a campanha de vacinação contra o influenza para os idosos. A medida ajudará a detectar se a infecção de um quadro gripal é de coronavírus ou H1N1, por exemplo.
Educação
Segue valendo o determinado anteriormente. O serviço nas creches e escolas param por 30 dias, a partir de quinta-feira. "O combate ao coronavírus é um dever de todos, não apenas do poder público. Mesmo que tomemos medidas, não será suficiente se a sociedade não abraçar essa causa", disse Salvaro.
Servidores
Com exceção da Saúde, permanecem afastados os servidores até o dia 30 deste mês. Salvaro reforçou que eles não podem sair da cidade e devem permanecer em casa, de sobreaviso. O pagamento do mês de março, realizado no último dia útil do mês, será feito normalmente. "Para esse mês temos o recurso disponível que nos permite fazer o pagamento integral para todos os servidores e será feito o depósito no último dia do mês", apontou o prefeito.
Abastecimento
Permanecem funcionando normalmente os serviços básicos à população, como supemercados, postos de gasolina, farmácias, hospitais. Os bancos, correios e lotéricas, caso não estejam previstos nos decretos estadual ou federal, deve ser regulamentado pela suspensão pelo poder municipal. Eventos sociais, missas e cultos permanecem suspensos, em acordo com o decreto estadual e também municipal.
"Se todos que estudam (o coronavírus) falam a mesma coisa (de paralisação), porque nós que somos leigos vamos discordar? Se o presidente da república diz que vai fazer festa no dia 21, é problema dele. Meu irmão cancelou a dele. Recomendo que não façam. Aqueles que querem funcionar os negócios, podem ter o alvará suspenso", disse Salvaro.
"O ser humano está mostrando, algumas pessoas, como são egoístas. Ninguém vai morrer de fome, mas pode morrer de coronavírus. Muita calma. Passei no supermercado e tava uma fila enorme. Não vai faltar comida. O supermercado também é local de propagação do coronavírus. Se você se amontoar ali, também estará levando coronavírus para outros ou pegando de alguém", concluiu Salvaro.