A safra 2022/2023 de arroz, em Santa Catarina, registrou o recorde de 1,27 milhão de toneladas de quantidade produzida. Essa marca é a maior já registrada no estado. A produtividade também foi recorde, já que a média ficou em 8,6 mil quilos por hectare.
Segundo o presidente do SindArroz de Santa Catarina, Walmir Rampinelli, alguns fatores contribuíram para esse recorde. “O tempo foi favorável, arroz gosta de água no pé e sol na cabeça. Santa Catarina teve em abundância nesse período de safra, a produtividade aumentou em função também da pesquisa da Epagri que tem dado um suporte espetacular ao desenvolvimento de sementes”, comenta.
De acordo com Rampinelli, o Sul se destaca como o maior produtor do estado. “Cerca de 80% está no Sul, são 50 mil famílias que plantam arroz em Santa Catarina”, explica o presidente.
Esse recorde é importante para a indústria e para os produtores. “Ganho maior para todos, produtor colhe mais, preço está mais estável e houve a redução dos insumos que estavam caríssimos. É todo mundo sendo beneficiado e isso reflete na mesa do consumidor”, complementa Rampinelli.