A Secretaria de Estado da a Saúde (SES) monitora nove casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Nenhum no Sul do Estado. As informações foram atualizadas na tarde desta sexta-feira, 28, na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde. A ferramenta é a responsável por divulgar todos os casos suspeitos – e detectados – no país.
De acordo com a SES, os casos tratam de pessoas que tiveram viagem para países considerados focos de transmissão da doença. O MS considera como critério de definição de caso suspeito aquelas pessoas que apresentam febre e mais um sintoma gripal e que estiveram na Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.
A SES monitora casos suspeitos nas seguintes localidades: Joinville (4) Balneário Camboriú (2), São Bento do Sul (2) e Florianópolis (1). Outros quatro casos, em Rio do Sul, Brusque e dois na capital, já foram descartados. Todos os pacientes estão sendo assistidos e nenhum deles está internado. Outros casos, em diversas localidades, estão sendo monitorados e até o momento não são qualificados como suspeitos por não se enquadrarem no protocolo seguido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Nós informamos que, infelizmente, por conta de ações inconsequentes de circulação de fake news, todos os dados oficiais são publicados no site da secretaria. Não há, neste momento, necessidade de causar pânico. Essas informações inverídicas provocam ansiedade na população e aglomerações em unidades de saúde. Queremos destacar que as informações sobre o coronavírus são publicas nas nossas redes sociais", afirmou o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino.
No Brasil já são 182 casos investigados pelo Ministério da Saúde e apenas um confirmado. Confira todas as atualizaçoes no site.