O prefeito interino de São Ludgero, Adriano Becker, assinou e publicou hoje, sexta-feira, 2 de dezembro, o decreto Nº 90/2022 que declara situação de emergência devido às intensas chuvas que atingiram e atingem o município ocasionando significativo prejuízos, inclusive, públicos com os desmoronamentos e alagamentos. Nenhuma morte foi registrada.
Aulas foram suspensas, o acesso a comunidades interrompidas, desmoronamentos em inúmeros pontos registrados nos perímetros urbano e rural, fortes estragos em pontes e pontilhões e em inúmeras rodovias municipais.
"O foco inicial de toda equipe foi e continuará sendo manter as pessoas em segurança”, reforça o prefeito interino.
O coordenador da Defesa Civil no município, Júlio Pozza, diz que existe uma força tarefa trabalhando e os estragos continuam sendo levantados. “Uma ação coordenada está acontecendo diante do desastre, monitoramento de pontos considerados áreas de riscos, auxílios se necessário, e reconstrução de pontos fundamentais para oportunizar o ir e vir das pessoas”, pontua. Ele pede à população que diante das chuvas intensas evitem se aproximar de rios, riachos e encostas.
A preocupação continua diante do volume de água e a previsão de mais chuva.
As equipes das Secretarias de Obras, Viação e Urbanismo e Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo seguem dando suporte em relação as estragos públicos e famílias que necessitam. Já a Secretaria de Assistência Social e Habitação já preparou um espaço no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann no caso de precisão.