A Caixa Econômica Federal liberou um novo saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). De acordo com o cronograma de saques, o benefício pode ser resgatado até 15 de dezembro. Após essa data, o dinheiro volta automaticamente para as contas do Fundo de Garantia. Os trabalhadores de direito podem sacar até R$ 1 mil através do Caixa Tem.
Quem pode sacar?
“O saque extraordinário é para aquelas pessoas que têm o saldo de fundo de garantia em suas contas. Ele pode ser feito através do dois métodos: na Caixa Econômica ou através do aplicativo do FGTS e do Caixa Tem”, explicou o analista de RH e Departamento Pessoal, Marlan Dias.
Segundo ele, o saque foi criado com o objetivo de injetar R$ 1 mil a mais na economia. Estava liberado a partir de 20 de abril, mas o governo está fazendo essa nova chamada porque muitas pessoas não tomaram conhecimento e deixaram de sacar o FGTS.
Como consultar o valor?
Como Marlan explicou, o acesso ao dinheiro do FGTS pode ser feitos de duas formas. Acessando o aplicativo ou site do FGTS, o colaborador pode resgatar o valor de forma eletrônica. O saque de forma presencial também está disponível, basta ir até uma agência da Caixa e apresentar os documentos pessoais e carteira de trabalho.
Abaixo confira o passo a passo para sacar o FGTS de forma online.
Pelo site
- No site www.fgts.caixa.gov.br, clique em “Saque Extraordinário do FGTS”;
- Nesta aba, clique em “Consulte aqui”;
- Preencha seu CPF ou número do PIS;
- Passe as etapas de captcha (‘não sou um robô);
- Insira a sua senha e clique em “continuar” para saber se você terá direito ao saque.
Pelo aplicativo
- Baixe o aplicativo do FGTS no seu IOS ou Android;
- No aplicativo, clique em “Entrar no aplicativo” e vá em “Continuar”;
- Preencha seu CPF, selecione “Não sou um robô” e, depois, clique em “Próximo”;
- Na sequência, coloque sua senha e clique em “Entrar”;
- Uma mensagem com informações sobre o saque extraordinário do FGTS surgirá na tela, clique em “Entendi”;
- Na tela inicial, clique em “Saque Extraordinário”;
- Em seguida, aparecerá a quantia disponível para o saque;
- Para liberar o dinheiro, clique em “Solicitar saque” e em “Confirmar”.
O dinheiro liberado nas etapas anteriores será creditado no aplicativo Caixa Tem. Para quem não quiser sacar, o dinheiro vai estornar para a conta do Fundo de Garantia. Caso queira sacar, é possível utilizar o aplicativo como um cartão de crédito, fazer um Pix ou indicar outra conta.
“Eu aconselho fazer o quanto antes pra não dar o congestionamento que sempre dá. O sistema da Caixa sobrecarrega e, às vezes, fica um pouco lento. Às vezes tu vai tentar fazer no último momento e não vai conseguir porque o sistema vai estar lento”, alertou o analista de RH e Departamento Pessoal.