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Saúde de Criciúma implanta sistema de informação sobre consultas agendadas

Sistema que funciona por meio de mensagens via SMS está sendo testado em todo o município

Por Redação Criciúma, SC, 14/09/2022 - 22:01 Atualizado em 15/09/2022 - 08:44
Foto: Reprodução / Decom
Foto: Reprodução / Decom

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Com o objetivo de aprimorar o agendamento de consultas especializadas, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, está colocando em prática um sistema de informação sobre o agendamento de consultas com especialistas e para confirmação de presença. O sistema funciona por meio de mensagem de texto, via SMS, e está em fase de teste em todo o município. Até o momento, estão sendo checadas apenas consultas de três especialidades: dermatologia, reumatologia e angiologia. Segundo o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira, o objetivo é ampliar o serviço para todos os tipos de atendimento.

De acordo com a gerente de Inteligência e Informação em Saúde, Luara de Sousa, a mensagem é enviada para o número de celular do paciente, cadastrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. “É importante que o paciente mantenha o telefone atualizado na UBS, pois é somente por meio dele que a consulta poderá ser confirmada. Para aqueles que não tem telefone celular, é necessário que o paciente informe o contato de outra pessoa próxima”, afirmou.

O corpo da mensagem contém a pergunta se a pessoa poderá ou não comparecer no dia da visita ao especialista, que deve ser respondida com “sim” ou “não” pelo paciente. Além disso, o SMS inclui orientações sobre o local e horário da consulta. O envio da resposta é gratuito. "A mensagem enviada pela Secretaria de Saúde não contém nenhum link, apenas o texto, e deve ser respondida. Quem receber esse tipo de mensagem pode ficar tranquilo, pois não é nenhum tipo de golpe”, ressaltou o secretário.

A iniciativa da Secretaria de Saúde se deu devido ao alto número de ausência em consultas agendadas. “As pessoas que não comparecem e nem justificam a ausência acabam prejudicando outros que estão na fila. Esse sistema foi desenvolvido justamente para facilitar o contato entre o paciente e a Unidade de Saúde”, finalizou.

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