Santa Catarina foi único estado do país a registrar resultado positivo na abertura de estabelecimentos em 2017, conforme aponta levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado quebrou o ciclo negativo de perdas registradas nos dois anos anteriores.
O saldo entre aberturas e fechamentos no último ano é pequeno, mas significativa. O estado terminou 2017 com 207 lojas a mais. Em 2016 foram -5,4 mil lojas e 2015 -5,5 mil. O Rio de Janeiro foi o estado com mais perdas: 6.814.
"O crescimento nas vendas no varejo catarinense trouxe mais confiança para os empresários, estimulando a abertura líquida de lojas. O comércio ganhou tração no ano passado com a queda na inflação e o recuo nos juros, e os serviços já começaram a recuperar o fôlego", afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Santa Catarina fechou o ano na liderança em outros dois indicadores: emprego e vendas. O volume de vendas do varejo ampliado – que inclui atividades de material de construção e veículos- teve alta de 14,3%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE. O estado também tem melhores condições de empregabilidade, conforme aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. Abriu 26.780 postos de trabalho em 2017, à frente de Goiás (16.236) e Minas Gerais (15.438). Em 2016, o saldo acumulado havia sido negativo em 33 mil.
Somando todos os estados foram cerca de 19 mil portas fechadas no Brasil em 2017. O tímido avanço das vendas no país (4%) não foi suficiente para reverter o cenário – 226,5 mil lojas foram eliminadas durante os anos de crise. Ainda assim, o saldo negativo foi 82% menor do que em 2016 (105,3 mil). As expectativas são mais favoráveis para este ano: a CNC projeta abertura líquida de 20,7 mil novos estabelecimentos comerciais em 2018.