Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

SC Mais Inovação: "Acafe será protagonista no projeto", afirma presidente, Luciane Ceretta

Programa busca elevar a participação do setor tecnológico no PIB estadual para 10% até 2026

Por Vitor Ávila 22/10/2024 - 10:10 Atualizado em 22/10/2024 - 10:16
Foto: Divulgação/ Unesc
Foto: Divulgação/ Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O programa SC Mais Inovação, lançado nessa segunda-feira (22) em Florianópolis, marca uma nova fase de investimentos em tecnologia no estado de Santa Catarina. Com o objetivo de elevar a participação do setor no PIB estadual de 7,5% para 10% até 2026, o programa envolve parcerias estratégicas. Entre elas, destaca-se o papel da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), representada pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que preside a entidade.

Segundo Luciane, a Acafe será protagonista na execução do programa, com as 14 instituições da associação mobilizando ecossistemas de inovação em todo o estado. “Nosso compromisso vai além da educação superior. Estamos prontos para atuar também nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, ajudando a conectar centros de inovação com a sociedade e o setor produtivo”, afirmou Luciane.

O programa pretende integrar os 15 centros de inovação existentes no estado, estimulando conexões institucionais e fortalecendo a relação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade. “Precisamos ir além das estruturas físicas e conectar as iniciativas de inovação com o mercado. A Acafe terá um papel fundamental nessa mobilização”, reforçou o secretário de Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Luciane Ceretta e Marcelo Fett concederam entrevista ao Programa Adelor Lessa desta terça-feira (22)

Uma das frentes de ação será o desenvolvimento de capital humano. As universidades comunitárias da ACAFE vão ajudar a formar profissionais com competências técnicas e socioemocionais para atender às demandas do setor. “Temos a responsabilidade de preparar pessoas para um mercado que paga até 2,5 vezes mais do que a média brasileira”, completou Fett.

O programa Santa Catarina Mais Inovação não prevê a criação de novos centros, mas a incorporação de iniciativas já existentes, como em Araranguá e São Miguel do Oeste, fortalecendo o papel da Acafe na articulação do ecossistema de inovação no estado.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito