Com o encerramento das produções na cerâmica Dexco, cerca de 150 pessoas perderam o emprego. O Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas reuniu, na tarde desta quinta-feira (03/08), no salão paroquial do bairro Quarta Linha, em Criciúma, os trabalhadores desligados para expor oportunidades de trabalho no mercado regional. O gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, compartilhou possibilidades de recolocação profissional por meio do MEI (Microempreendedor Individual).
"Estamos prestando apoio por meio de informações acerca da abertura de micro e pequenas empresas, cursos na área de gestão e finanças para aqueles que, porventura, têm interesse em empreender e abrir seu próprio negócio. No MEI pode estar uma excelente oportunidade para ressignificar a atuação profissional por meio da prestação de serviços", afirmou Gelosa.
Treinamentos e oportunidades no empreendedorismo
Conforme Gelosa, os trabalhadores podem entrar em contato com o órgão via sindicato ou ainda comparecer à sede do Sebrae/SC, em Criciúma, localizada na Acic, para receber atendimento. "Ficamos à disposição daqueles que desejam empreender, ser autossuficientes ou ter seu próprio negócio. A Gerência Regional Sul coloca à disposição dos trabalhadores todo o seu roll de soluções e serviços, como cursos, treinamentos ou seminários, de forma gratuita".
O sindicato elaborou uma relação de empresas que estão oferecendo vagas nos mais diversos segmentos de produção com salários semelhantes ao que eles recebiam. Representantes estiveram presentes e demonstraram apoio. "Estamos fazendo esse trabalho de orientação dos direitos trabalhistas, sobre homologação, rescisão do contrato de trabalho. Estaremos à disposição dos trabalhadores para apoiá-los", pontuou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas, Itaci de Sá.