O Sebrae/SC e a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) lançam, nesta terça-feira, dia 12, o Programa Go to Market, o qual procura fortalecer a corrente internacional, seja na importação ou na exportação, e desenvolver a competitividade das micro e pequenas empresas de forma sustentável, aumentando a rentabilidade. O programa será lançado durante um webinar, às 19 horas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do link http://sebrae.sc/webinar-gotomarket.
Durante o webinar, o gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, e a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maitê Bustamante, irão explicar todas as etapas do programa, como vai funcionar a seleção das empresas, o plano de ação e os principais conteúdos que serão debatidos. O evento contará, ainda, com a participação do diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, e dos presidentes de outras instituições parceiras, como Faesc, Acate, Fampesc, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina, Acats, FCDL/SC, Secretaria de Assuntos Internacionais, Facisc e Fecomércio/SC.
De acordo com Gallotti, a parceria com a Fiesc faz parte do Projeto SC+Global, do Sebrae/SC, o qual busca oferecer capacitação, consultorias e qualificação para as empresas e empresários, a fim de criar oportunidades para aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional. “Desde o ano passado, estamos focados em promover a internacionalização dos pequenos negócios catarinenses. Acreditamos que é fundamental capacitar as empresas para aumentar a competitividade delas, garantindo mais desenvolvimento para Santa Catarina”, comenta.
Programa SC+Global
O programa SC+Global é uma iniciativa da Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC, gerida pelo empreendedor Filipe Gallotti e que busca estimular a internacionalização de micro e pequenas empresas como um processo bem definido dentro de cada uma, sensibilizar os empresários e prepará-los para uma maior competitividade, as preparando para atuar com maior vantagem, tanto no mercado nacional, como internacional. As empresas que têm interesse em participar podem acessar o site do programa: http://sebrae.sc/scmaisglobal.
Para Gallotti, a idealização do programa SC+Global se faz necessária para lançar um novo horizonte de oportunidades às pequenas empresas. “Muitos empreendedores não visualizam o potencial de expansão de seus negócios e acabam não identificando as inúmeras oportunidades existentes, por isso estamos convidando todos a conhecerem e participarem do SC+Global. Traçando uma trilha para aumentar a competitividade global”, analisa.
O SC+Global promoverá uma série de eventos ao longo do ano com o intuito de preparar os empresários para a atuação no mercado internacional.