O baixo índice de vacinação contra o Corona vírus em Santa Catarina é o tema de uma sessão especial na tarde desta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa, com a presença virtual do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Pela manhã, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), conversou com o secretário e obteve dele a garantia de participação, uma vez que Ribeiro encontra-se cumprindo agenda em Brasília.
A convocação – prevista para ocupar o horário das 14h15 até as 16h, quando começa a Ordem do Dia – é resultado de um requerimento apresentado pelo deputado João Amin (PP) na sessão ordinária desta terça-feira, 9. Segundo Amin, Santa Catarina está entre os piores estados do Brasil e é o último da região no Sul do país em vacinação. De acordo com o parlamentar, enquanto a média nacional de vacinados é de 1,79%, no estado é de apenas 1,05%.
O tema já havia sido abordado pelo deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, na última quinta-feira, 4. Ontem, Saretta voltou a cobrar maior agilidade na imunização da população. “Não é possível ter mais de mil mortes por dia e as salas de vacina funcionarem apenas de segunda a sexta-feira”, afirmou o deputado.
Mauro de Nadal explicou que a sessão ordinária desta quarta será aberta no horário regimental, às 14h, e suspensa em seguida para permitir a conversa dos parlamentares com o secretário.