Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) "Diziam, antigamente, que toda unanimidade é burra. Não acredito nisso", diz Júlio Garcia, eleito presidente da Alesc

Pela quarta vez, ele assume o comando do Legislativo catarinense

Por Fernanda Zampoli 01/02/2025 - 15:02 Atualizado há 4 horas
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pela quarta vez e com 37 votos, o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) foi eleito, neste sábado (01), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para o biênio 2025-2027. Esta é a primeira vez na história que um parlamentar assume o cargo pela quarta vez, no Legislativo estadual.

Dois deputados não se inscreveram para votar e teve um voto de abstenção, que foi do deputado Sargento Lima (PL). "Inegavelmente é momento de muita alegria pra mim, há 20 anos, em 2005, era eleito presidente pela primeira vez e a emoção era a mesma. O entusiasmo é o mesmo passado 20 anos. Naquela época o voto mais esperado era de Clésio Salvaro e estávamos em disputa aguerrida no Sul do estado. Tinha 39 votos, o Blasi me chamou e me aconselhou a conversar com ele, e eu disse que se esse fosse o preço, não o faria, porque se éramos adversários até aquele momento, não era adequado fazer a conciliação naquele momento. No dia da votação, no microfone Salvaro votou na minha pessoa e hoje somos correligionários e amigos. Isso me lembra que a conciliação se faz, com respeito. Hoje o voto mais esperado era do Sargento Lima, que se absteve, e o meu respeito continua. Diziam, antigamente, que toda unanimidade é burra. Não acredito nisso", declarou momentos após ser eleito. 

Ouça na íntegra o que disse o deputado Júlio Garcia após ser eleito presidente da Alesc:

Com sete mandatos como deputado estadual, Júlio Garcia tem uma longa experiência política. Ele iniciou sua trajetória na Assembleia Legislativa na 11ª Legislatura (1987-1991), pelo então Partido da Frente Liberal (PFL), e foi um dos deputados constituintes responsáveis ​​pela elaboração da Constituição Estadual de 1989. Ao longo dos anos, exerceu diferentes funções na Casa e já presidiu a Alesc em três graças anteriores: nos biênios 2005-2006, 2007-2008 e 2019-2021.

Após um período afastado da política, retornou em 2018 pelo PSD, sendo o deputado estadual mais votado do partido. No pleito seguinte, em 2022, foi reeleito para seu sétimo mandato e presidiu a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira nos dois primeiros anos da 20ª Legislatura.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito