Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Segue a busca desencontrada pela vacina contra o Influenza

No Lapagesse, idosos aguardavam desde as 7h para receber a dose; vacina será aplicada para idosos acima de 80 anos, apenas no interior do veículo

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 31/03/2020 - 09:25 Atualizado em 31/03/2020 - 10:00
Fotos: Heitor Araujo
Fotos: Heitor Araujo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O relógio marcava 7 horas na manhã desta terça-feira, 31, e um pequeno grupo de idosos permanecia reunido em frente ao portão trancado do Lapagesse. O Centro de Educação Infantil, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, tem sido o refúgio da vacinação contra o Influenza no centro da cidade. Dez minutos mais tarde estacionam os carros da prefeitura e da Defesa Civil e grande parte do grupo se dispersa em tom de lamento. Eles aguardavam para tomar a dose da vacina, que começou duas horas mais tarde, às 9h: porém, destinada, neste momento, apenas aos idosos com mais de 80 anos.

Um casal retornou até o carro e deu a partida. O homem, de 79 anos, e a mulher, de 76, ainda não estão na zona contemplada pela vacina da gripe. "Achei que poderia ser feita, tenho 79 anos e meio e seis pontes de safena, mas as enfermeiras disseram que não tem choro", lamenta o homem, alegando que estava na "área de risco". 

Sentada na tenda recém armada pela Defesa Civil, outra idosa aguardava a aplicação da dose. Com 86 anos, ela não sai de casa, neste período de quarentena, para nada; apenas pela questão da saúde. Ela justifica a antecipação ao horário de vacinação à desinformação. "Não sabia o horário que começava, não ouvi nada a respeito. Dormi cedo, acordei e vim a pé para cá, moro pertinho. Agora vou ficar aqui esperando", explica.

De acordo com a técnica do setor imunológico da prefeitura, Kelly Barp Zanette, o município recebeu, nesta última leva de vacinas, 6,5 mil doses, que foram divididas entre os funcionários da área da saúde e idosos. No centro, são cinco pontos instalados e, nesta nova fase, a prefeitura decidiu fazer a vacinação dentro dos carros: o idoso estaciona o carro no ponto destinado e recebe a aplicação.

"No centro, instalamos cinco postos de vacinação onde o idoso será vacinado no interior do carro. Muitas pessoas perguntavam sobre a região do centro, onde será feito. No domingo decidimos que teríamos que ter um pensamento diferente. Decidimos pelos cinco postos de vacinação, com o apoio da Defesa Civil e DTT. Vamos vacinar do mais velho ao mais jovem. Neste momento, achamos por bem, vacinar as pessoas acima de 80 anos. A gente tenta garantir pelo menos 1,5 mil doses para este grupo".

Além do Lapagesse, há pontos de vacinação no São Cristóvão, Veracruz, Santa Catarina e Mina Brasil. "A gente torce muito para que a população colabore, porque a ideia é boa, a estratégia é boa, que alguns municípios estão adotando e conseguindo realizar. Nossa ideia é conseguir manter essa estratégia, porque a região do centro está desfalcada de locais de vacinação", diz Kelly.

A expectativa do setor de imunizaçãoé é repetir esse sistema de vacinação posteriormente, quando forem atendidos os idosos com menos de 80 anos. As doses da vacina contra o Influenza são aplicadas a partir das 9h até acabar as doses: são 300 doses para cada ponto de vacinação. Nos bairros, trabalhadores da saúde permanecem em visitas às residências de idosos que não podem se locomover. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito