O Twitter está entre as redes sociais mais duradouras da atualidade. No mundo, conforme o blog Resultados Digitais, a rede conta com mais de 353 milhões de usuários, sendo 16,6 milhões de brasileiros ativos na página que tem perfil dinâmico e de atualizações ágeis. Tendo em vista a força da rede e a presença dela no dia a dia da comunicação não só no Brasil, mas em todo o mundo, o Twitter é o foco da segunda edição de 2021 do evento ECoCria Talks, marcado para a próxima quinta-feira (11/2) às 19h no canal da Unesc TV no YouTube.
Nesta edição a Escola de Comunicação Criativa da Unesc receberá o estrategista de marcas do Twitter Next, Vinícius Magalhães. O convidado conversará com acadêmicos, colegas da área de comunicação e comunidade em geral sobre o tema "Twitter: Estratégias de marca e cases de sucesso".
A ideia de mediar um encontro entre Vinícius e os acadêmicos da Escola de Comunicação Criativa da Unesc, conforme a coordenadora da ECoCria, Caroline Bortot, foi proporcionar um novo olhar sobre a rede e suas possibilidades. "Será mais uma chance de nossos alunos sabatinarem um profissional com grandes experiências e muito a ensinar", salienta.
Para o professor da EcoCria, Jonathan Becker, é importante que os alunos tenham a experiência de aprender sobre esta rede que se diferencia. "O Twitter permite às marcas ouvir - de trivialidades, notícias e memes, ao que falam delas próprias e das concorrentes -, estarem inseridas no diálogo de uma forma mais espontânea, autêntica, humana, sem filtro, exatamente como o público espera. É onde muitos dos cases, e até anticases do marketing digital e da gestão de crises de comunicação acontecem", destaca.
Conforme Becker, por ser algo ainda porco explorado, o viés comercial da plataforma representa um bom mercado a ser explorado. "Do ponto de vista dos anúncios, o Twitter Ads ainda é pouco concorrido por aqui, e apresenta oportunidades interessantes de mídia para as marcas", completa.
Vinícius Magalhães e Twitter Next
O profissional que inspirará os espectadores no ECoCria Talks é formado e pós-graduado em Publicidade. Ele trabalhou por mais de dez anos em Brasília, onde adquiriu experiência em comunicação pública. Nesse período, fez o planejamento e o gerenciamento de campanhas de marcas da esfera federal, tais como Secom (Presidência da República), Ministério da Saúde e Banco do Brasil.
Em 2016, ao entrar no Twitter, assumiu o cargo de estrategista de marcas para o vertical de Governo até meados de 2018, quando mudou para São Paulo para trabalhar com anunciantes da iniciativa privada. Atualmente busca oportunidades de conectar os propósitos das marcas às pessoas por meio de conversas no Twitter e acredita que isso pode gerar impacto positivo na vida delas.
A atuação do convidado no Twitter Next se mostra um case atual, já que esta é uma área lançada pela rede em setembro de 2019. De lá para cá o setor de estratégia de marca tem ganhado espaço com o trabalho que inclui serviços como desenvolvimento de campanha e conteúdo, definição de voz da marca e um laboratório exclusivo de tecnólogos, gerentes de programa e designers.