A segunda etapa do calçadão da beira-mar, do Balneário Rincão, está quase pronta, quem garante é o engenheiro civil responsável pela obra, Nestor Back. De acordo com ele, é preciso dar liberdade para a empresa que está trabalhando, por isso é importante restringir o trânsito na região, possibilitando que o andamento siga de maneira plena.
“Uma das exigências que fazia parte do edital dessas obras era a qualidade, principalmente a parte metálica dos postes e das carcaças das luminárias. A garantia que a empresa precisava nos dar era bastante longa, chegando até há 10 anos. Sabemos que a ação da maresia é forte, mas isso está previsto”, destacou.
O período de fim de ano foi complicado para as obras, muitas empresas deram folgas coletivas para os seus funcionários e assim alguns materiais faltaram, impedindo que os serviços pudessem transcorrer normalmente. Agora a obra do calçadão está em estado avançado, na parte dos acabamentos.
“A parte de infraestrutura de ligação dos cabos ainda falta bastante coisa, a ligação só pode ser feita com a estrutura pronta, por uma questão de segurança, de quem passar ali por perto. Todas elas são de LED, inclusive algumas ali próximas vão ser substituídas”, disse Back.
Com as lâmpadas modernas, o consumo será menor e a luminosidade na orla ficará melhor. “Eu acho que já estamos chegando perto de 90% da obra. Normalmente o acabamento é uma etapa menor, mas temos que ter cuidado, por isso demanda um certo tempo, mesmo que o percentual não seja tão alto”, disse.
Novas passarelas
Junto com o calçadão, foram construídas novas passarelas dando acesso ao mar. Algumas delas contam com chuveiros. “Isso é uma inovação dessas passarelas, até com uma originalidade, que veio para o conforto da população. Pedimos que façam um bom uso e de maneira moderada, para as pessoas que fazem uso do Balneário Rincão”, comentou.