O Carnaval será atípico em 2021 devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na região, as festas foram todas canceladas para evitar aglomerações, como exemplo, Balneário Rincão, na Amrec, e Balneário Arroio do Silva, na Amesc.
Mesmo com o cancelamento dos pontos facultativos cancelados por praticamente todos os municípios, o que diminuiu a romaria para o litoral, os cuidados e fiscalizações permanecem. “As nossas expectativas com relação a este período de Carnaval está tranquilo porque estamos com equipe montada desde novembro. Como o Carnaval se concentra mais no sábado, domingo e segunda, então faremos uma vigia, embora o Carnaval esteja suspenso em toda Santa Catarina. A suspensão dos pontos facultativos contribuirá para que não haja muita aglomeração. É claro que algumas pessoas vêm de outras cidades para descansar, nos deem alguma preocupação, mas a fiscalização será tranquila”, fala o responsável pela fiscalização da Covid-19 do Balneário Rincão, Adroaldo Faraco.
Faraco lamenta que muitas pessoas que vão à cidade não respeitam as medidas de prevenção. “A impressão que se tem é que eles pensam que o vírus está só na cidade deles. E não transitam aqui sem máscaras e quando são abordados ficam chateados porque estão de férias e acham que não precisam usar máscara. Quando o vírus surgiu fizemos um bloqueio, várias pessoas queriam furá-lo falando que queriam ir para o Balneário Rincão para se refugiar, e nós falávamos que o refúgio é na sua casa e depois as pessoas se conscientizaram. Agora teve a divulgação da vacina, 20% das pessoas que vem de fora se comportam adequadamente, usam a máscara, o álcool gel. Infelizmente, 80% ainda insistem em não usar”, pontua.
O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, revela que o Município montou três estratégias. “Uma delas é Vigilância Epidemiológica, junto com a Sanitária. Parte do turismo que, na realidade não temos as festas de Carnaval, mas temos a programação esportiva no fim de semana, mas com toda a preocupação. Instalemos totens para que possam fazer a higienização. A Polícia Militar tem fiscalizado bares, lanchonetes, restaurantes, feito um trabalho de acompanhamento muito bom. Está tranquilo, calmo e estamos posicionados para o feriadão que é atípico. Estamos nos acostumando com esta nova modalidade de temporada”, fala.
Sacaini diz que, o município deve registrar de 25% a 30% a menos de movimento neste fim de semana na comparação com outros carnavais.