Incentivar a qualificação profissional e divulgar oportunidades no mercado de trabalho. Com esses objetivos, a Semana da Indústria iniciou uma série de ações especiais nesta segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (27). O evento também faz alusão ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio.
“A Semana da Indústria é momento de refletirmos de que forma podemos instigar mais e atrair mais o jovem, os adultos, os já trabalhadores para se requalificarem e, de repente, mudarem de profissão e buscarem uma oportunidade de carreira na indústria”, explicou a gerente-executiva do Sesi Senai regionais Sul e Litoral Sul, Graziela da Silva Branco.
“Mas, também, aquele jovem que está iniciando a sua carreira profissional e que, por vezes, desconhece esse universo tão amplo que dá oportunidades tão positivas, financeiras e de crescimento pessoal e profissional na nossa indústria aqui do Sul do Estado”, completou. Segundo a gerente-executiva, o objetivo também é ajudar a indústria, que tem como maior dificuldade no momento, a falta de profissionais.
Oportunidade para os jovens
A gerente-executiva falou sobre o programa Jovem Aprendiz do Sesi Senai, que oferece cursos gratuitos e oportunidade de experiência dentro da indústria. São cursos de curta duração para profissionais que querem se qualificar para uma nova oportunidade e cursos técnicos para quem já tem o ensino médio completo ou está cursando a partir do segundo ano. Também incentivam o empreendedorismo.
"Muitas vezes o jovem desconhece a indústria atual, moderna e tecnológica. Faz um entendimento da indústria do passado que não dava oportunidades. Temos que mudar essa imagem", destacou. As matrículas para os cursos podem ser feitas no site do Sesi Senai.