O Senai inaugurou no Sul de Santa Catarina a primeira unidade móvel de qualificação profissional voltada para a formação do curso técnico em Manutenção Industrial. A unidade foi instalada no município de Içara, onde 120 alunos iniciaram nesta semana as aulas, juntamente com os cursos de Padeiro e Confeiteiro, e Costura Industrial. As carretas do Senai para a realização dos três cursos estão estacionadas no Bairro Jardim Elizabete.
Içara é o primeiro munícipio do Estado a receber a carreta de Manutenção Industrial. Trazer a unidade para o Sul foi uma solicitação para atender as demandas da região. “A área da Manutenção Industrial atende de forma transversal a todos os segmentos industriais e é um setor que oferece inúmeras oportunidades de trabalho, mas faltam profissionais qualificados para atuar”, destacou a gerente executiva das regionais Sul e Litoral Sul do Sesi Senai IEL, Graziela da Silva Branco.
Os cursos nas unidades móveis instaladas em Içara têm a duração de três meses. A ideia é que sejam formações rápidas e de qualidade para entregar ao município novos profissionais de forma ágil. “Nós sempre trabalhamos próximo às prefeituras locais para saber quais são as áreas com maior demanda de profissionais. É uma forma de facilitar o acesso à educação naqueles municípios que não têm estrutura fixa do Senai”, completou Graziela.
Os cursos ofertados fazem parte do projeto Escola Profissional Municipal de Içara e são resultado de uma parceria entre o Governo Municipal e o Senai. Até o momento, já foram formados mais de 350 profissionais em diversas áreas. As vagas para essas novas turmas já foram completadas, mas interessados em participarem dos cursos podem procurar as unidades ou ir até a Prefeitura para entrar em uma lista de espera.