Na tarde de hoje, o Conselho Técnico da Federação Catarinense de Futebol (FCF) definiu como será a disputa da Série A do Campeonato Catarinense em 2019. A forma da competição será a mesma adotada em 2018, já que o formato do campeonato foi alterado neste ano e o Estatuto de Defesa do Torcedor determina que, quando uma forma é definida, ela tem que ser mantida por pelo menos dois anos.
Com a manutenção da forma de disputa, a FCF propôs a inversão da tabela do Catarinense Série A 2018, proposição aceita de forma unânime pelos membros do conselho. A data de início do campeonato também ficou definida. A primeira rodada será no dia 16 de janeiro, uma quarta-feira. O Criciúma estreia no dia 17, quinta-feira, contra a equipe do Figueirense, jogando no Estádio Heriberto Hülse, ainda sem horário definido.
Com isso, o Criciúma terá apenas duas semanas de pré-temporada, já que o clube entra de férias após o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, com o último jogo acontecendo no dia 24 de novembro, contra o Sampaio Corrêa, no Majestosos, e depois retornam do recesso logo após a virada de ano.
Como fica a Série A
A Federação Catarinense de Futebol através do Departamento de Competições Principais apresentou a competição no sistema de pontos corridos em duas fases: 1ª Fase – Turno e Returno e 2ª Fase – Final.
O Conselho Técnico decidiu ainda que há a possibilidade de uma segunda hipótese para forma de disputa, com a inserção dos confrontos semifinais, caso a Confederação Brasileira de Futebol disponibilize uma vigésima data. Com a inserção das semifinais, os quatro primeiros colocados na soma duas primeira fases estarão classificados.
A equipe 1ª colocada da 1ª Fase – Turno e Returno será mandante da partida final. Em caso de realização também das semifinais, será em partidas únicas e terá como mandantes os dois primeiros colocados. O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado receberá o 3º colocado.
Independentemente das hipóteses, se houver empate ao término das partidas de confronto eliminatório (semifinais e final) a definição do campeão, ou dos finalistas, será através da cobrança de penalidades.
Acesso e descenso
Os clubes membros do conselho técnico propuseram uma alteração no regulamento da competição relacionada ao número de equipes que ascendem e que serão rebaixadas já na edição de 2019. A FCF já encaminhou consulta ao Ministério dos Esportes para solicitar o pleito e a definição precisa acontecer até o dia 16 de novembro, data limite para homologação da competição.