O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alysson de Andrade, revelou a expectativa de que os serviços na BR-285, na Serra da Rocinha, sejam retomados em outubro. Em entrevista à Rádio Som Maior nesta terça-feira (10), ele detalhou o andamento do projeto para recuperação da área afetada por desmoronamentos.
“A partir de agora, nossa principal meta é concluir as análises orçamentárias e lançar o contrato emergencial para a execução das obras. A previsão é que em outubro já tenhamos o projeto em andamento,” afirmou Alysson.
Túnel falso descartado
A decisão de descartar o túnel falso, cogitado anteriormente, foi motivada pelo alto custo e pela necessidade de soluções mais robustas para garantir a segurança. “Optamos por construir duas cortinas de concreto e tirantes em diferentes alturas, além de um rebaixo no pavimento. A ideia do túnel falso foi abandonada devido ao custo elevado e à necessidade de garantir a estabilidade da área,” disse o superintendente.
Alysson de Andrade também ressaltou que, apesar do prazo emergencial de um ano para a conclusão total das obras, existe a possibilidade de liberar parcialmente a via antes do término dos serviços. “Vamos trabalhar para liberar a estrada para o tráfego assim que as condições de segurança permitirem, antes mesmo da conclusão total das obras,” concluiu.
Confira a entrevista na íntegra: