Anteriormente liberado apenas em dois dias da semana no formato de comboio, o tráfego voltou a ser liberado diariamente para veículos com até 10 metros de comprimento na Serra da Rocinha, que liga Timbé do Sul a São José dos Ausentes. O trajeto pode ser realizado das 18h até às 6h do dia seguinte. A liberação começou a valer desde o dia 1º de maio
"A decisão é resultado de uma reunião realizada em março, na sede da Procuradoria da República em Santa Catarina, em Florianópolis, que contou com a presença de representantes da Autarquia, do Consórcio Construtor do Lote 2 e da comissão de usuários da rodovia", informou o DNIT através de nota.
Com a largura da plataforma da estrada reduzida em uma extensão de 5 quilômetros, onde há obras de terraplenagem, veículos de grande porte não serão permitidos no trecho. Os usuários devem ficar atentos à sinalização e lembrar que há fatores de risco associados às características topográficas e climáticas da região, incluindo a constante presença de neblina.
Para que seja dada continuidade às obras de implantação e pavimentação da BR-285 no local, também ficou acertado que em outubro deste ano será efetuado novo bloqueio da serra, período no qual retornará o regime de liberação parcial por meio de comboio. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 60 21 285.
O trânsito voltará a ser interrompido na serra na segunda-feira, 4, quando será realizado detonação de rochas. A liberação continuará a valer normalmente a partir de terça-feira, 5.