A pavimentação da Serra da Rocinha (BR-285) ainda está incompleta, mas a sua finalização já gera expectativa para a economia da região Sul de Santa Catarina. Entre os benefícios a rodovia, depois de pronta, vai alavancar o Porto de Imbituba. “A Serra da Rocinha é fundamental para o Porto de Imbituba. (Depois de pronta) Vai aumentar em 50% a movimentação atual, ou seja, três milhões de toneladas a mais por ano”, afirma Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba. Hoje, de acordo com Riera, o terminal movimenta uma carga de seis milhões de toneladas ao ano.
O diretor do Porto ainda afirmou que, com o térmico das obras, haverá uma economia de 400 quilômetros de distância, criando um corredor bioceânico entre Imbituba e o Chile. A BR-285 tem 744,3 quilômetros de extensão entre Araranguá e São Borja (RS). Na fronteira com a Argentina, a rodovia se conecta com a Ruta Nacional 14 por meio da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai
Drama da BR-285
Em 2016, iniciou-se a pavimentação da rodovia. Com 90% das obras concluídas em solo catarinense, a iniciativa foi paralisada por falta de recursos. É necessária aprovação de um Projeto de Lei (PLN) no Congresso Nacional, liberando R$ 15 milhões para a continuação. O PL está no gabinete do presidente Jair Bolsonaro para sanção.
De responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o projeto de implantação e pavimentação da via compreende 30,2 quilômetros entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Lote 1, em São José dos Ausentes (RS), são 8,3 quilômetros de traçado independente do trecho existente. Já o Lote 2, em Timbé do Sul, conta com 21,8 quilômetros.