A Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, começa a receber hoje obras emergenciais para resolver problemas estruturais identificados no decorrer da rodovia. Interditada desde a noite de segunda-feira, a SC-390 passou por uma nova vistoria na manhã de ontem, que detectou a estabilidade da pista de rolamento e das estruturas auxiliares, mas que vislumbrou, também, a necessidade da remoção de detritos e do nivelamento da estrada em um dos pontos.
Para que os trabalhos possam começar hoje mesmo, o recurso de R$ 200 mil já foi liberado pela Secretaria de Estado da Fazenda. A previsão é de que a ação esteja concluída até o fim desta semana e até lá a serra permanece interditada.
Por meio de nota, o Governo do Estado adiantou que após serem concluídas as obras emergenciais, o trânsito será restrito a veículos considerados leves. “Após a conclusão dos trabalhos, o trânsito na Serra do Rio do Rastro será liberado para automóveis de passeio, ônibus e caminhões de um eixo com até seis (6) toneladas. Em caso de chuva forte a rodovia deverá ser interditada”, aponta a nota.
Ação preventiva
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, que participou da vistoria realizada ontem, as medidas que estão sendo tomadas têm como objetivo prevenir acidentes.
“A população precisa entender que as medidas são preventivas e que elas dizem respeito a um somatório de situações que ocorrem na Serra do Rio do Rastro, como a quantidade de chuvas, a erosão do solo, não é apenas um acontecimento, é um somatório. Diante disso, o governador achou por bem interditar e buscar uma solução”, afirma Silveira.