O Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul) está prestes a iniciar suas atividades na AMREC. Segundo o vereador Tita Beloti (MDB), o projeto que foi aprovado de forma unânime pelos prefeitos da região carbonífera no mês passado, deve começar a funcionar ainda em Dezembro.
O serviço consiste na utilização do helicóptero da Saer (Serviço Aeropolicial) para o atendimento médico de emergências, que deve servir a uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas, abrangendo mais de 50 municípios entre Imbituba e Passo de Torres.
“Estamos trabalhando a todo vapor para que isso fique pronto. Foi aprovado pelos prefeitos o custeio de R$ 60 mil, e esse valor será rateado entre os prefeitos da Amrec. Para isso, precisa ser realizado um convênio, que já está sendo trabalhado pela comissão juntamente com o pessoal da própria Amrec”, comentou Tita.
Além do convênio, alguns outros detalhes estão sendo finalizados para que o Serviço Aeromédico passe a funcionar. Segundo o vereador do MDB, resta somente definir e equipar a sala de adequação dos funcionários do serviço, equipar as aeronaves com toda a logística necessária e providenciar a confecção dos uniformes para que a equipe já possa começar a trabalhar.
“Faremos uma reunião hoje a tarde, 12, com o pessoal do Saer para definirmos a questão da sala de adequação e na quinta-feira teremos um encontro com a Secretaria de Saúde Estadual, que cuidará de toda a regulação do Serviço”, destacou Tita. O vereador ressalta ainda a rapidez que o Serviço Aeromédico trará para o atendimento de emergências, já que, em certas situações, basta ligar para o Samu que em cerca de 10 minutos já será realizado o atendimento.