Uma comitiva criciumense esteve em Florianópolis nesta terça-feira, 4, para tratar sobre a instalação do Serviço Aeromédico na cidade. Participaram da reunião com o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli, o presidente da Acic, Moacir Dagostin, além de vereadores e deputados.
O Transporte Aeromédico vai contar com médicos e enfermeiros e atuará junto a base do Saer, atendendo praticamente 1 milhão de pessoas, desde Passo de Torres até Imbituba. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta quarta-feira, Tita Beloli, afirmou estar otimista com vinda do serviço para Criciúma. "Temos uma comissão trabalhando fortemente em cima disso. Ontem tivemos mais um avanço, faltava alguns detalhes na Secretaria de Saúde", contou o presidente do Legislativo. "O secretário nos disse que essa é uma pauta importante para a cidade e também é uma vontade do governador. Ficamos muito felizes com o apoio do Governo do Estado", emendou Beloli.
"Então precisamos realizar alguns ajustes, trazer as informações para montar a questão do convênio e depois lança o edital para a contratação da empresa. É um serviço que já poderia ter sido implantado. Estamos avançando com a ajuda de todos, com uma comissão muito forte que nos temos", avaliou o vereador.
O heliponto do Metropolitan Center será utilizado para fazer o paciente chegar com maior rapidez ao hospital São José. "Qualquer tipo de urgência que a aeronave precisar ir com o paciente para o São José, ela desce no Metropolitan, pega uma ambulância e segue para o hospital", explicou.
A base do saer, que logo será remanejada, ficará o heliponto, o hangar, e de plantão os policiais tripulantes e a equipe médica.