Os servidores públicos de Orleans estão alegando descaso e grande dificuldade de diálogo com o prefeito da cidade, Jorge Koch. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Orleans (Sintramor), Janes Aparecida de Oliveira, os funcionários tentam marcar reuniões com o gestor, mas os encontros sempre acabam sendo cancelados de última hora.
Segundo Janes, a dificuldade de diálogo vem se arrastando ao longo dos últimos anos. Recentemente, foi agendada uma reunião para o dia 18 de janeiro, a qual foi cancelada em cima da hora. Um segundo encontro com o prefeito previamente marcado também acabou sendo cancelado.
“A gente está bem descontente, até porque foram praticamente quatro anos sem aumento. No segundo ano, houve um aumento de 0,32% para fechar o valor do INPC, mas foi só isso. O INPC foi dado nos três primeiros anos, mas no ano passado nem isso”, destacou a presidente do Sintramor.
Outra reclamação por parte do sindicato com o prefeito Koch é em relação a uma carta compromisso assinada pelo gestor ainda no ano passado, mas que acabou não sendo “cumprida” até então. O documento foi registrado em cartório, definindo alguns compromissos de Koch com os servidores.
Janes ainda destaca a insatisfação dos trabalhadores em relação a atualização do estatuto dos servidores, feito pelos próprios trabalhadores, mas que segue sem definição. Isso porque, segundo a sindicalista, o documento chegou a ser entregue ao prefeito, com todas as atualizações, mas nunca foi enviado à Câmara.
“Nosso estatuto é de 2005, e no ano retrasado conversamos com o prefeito, ele baixou um decreto montando uma comissão para refazermos o estatuto. Não mudamos quase nada, só autorizamos ele. O estatuto foi entregue à ele no dia 15 de março do ano passado para que fosse enviado a Câmara, mas continua na gaveta”, disse.