O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Criciúma deu mais um passo em direção à distribuição de educação para todos. O sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição abriu uma nova turma de Ensino Médio no Sindicato dos Metalúrgicos (Simec), do distrito do Caravaggio. Com a iniciativa, trabalhadores das indústrias da região poderão completar os estudos e se formarem também em cursos de qualificação profissional de forma gratuita.
Nesta primeira turma, 23 alunos estão matriculados e cursando o Ensino Médio. Serão 13 meses letivos para a formação completa, que é atrelada ao curso de qualificação profissional de Assistente de Controle de Qualidade. Segundo a supervisora do EJA do Sesi Criciúma, Alexandra Serafim de Souza, muitos desses alunos estão apostando nessa oportunidade para alavancarem suas carreiras.
“São alunos que já estavam esperando por essa iniciativa há algum tempo, porque almejam evoluir no mercado e conquistar condições melhores de trabalho e faixa salarial nas empresas em que atuam. Temos um espaço muito bom para as aulas no Simec e os estudantes se sentem, realmente, acolhidos”, ressaltou.
As aulas do Ensino Médio ocorrem uma vez por semana. Já os encontros do curso de Assistente de Controle de Qualidade são realizados em um outro dia da semana e tem duração de quatro meses. “É muito importante estar qualificando esses profissionais e desenvolvendo mão de obra para as indústrias, pois acaba impactando diretamente na qualidade da produção de produtos e atendimento aos clientes”, afirmou a executiva do Simec, Greissi Boaroli.
A expectativa é que em 2023 novas turmas sejam formadas, com opções também para quem desejar cursar o Ensino Fundamental.