O SESI Criciúma iniciou a implantação do Programa Obra Mais Segura na regional Sul do estado. A iniciativa é um projeto do SESI SC e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), que conta com a participação de profissionais da construção civil e de especialistas em saúde e segurança para promover ambientes mais seguros.
"O programa consiste em transformar profissionais do canteiro de obras em "Supervisores Obra Mais Segura", conhecidos como SOMAS. Estes agentes realizam inspeções com o objetivo de garantir a conformidade legal e evitar riscos graves e iminentes", explica a coordenadora de Saúde e Segurança do SESI SENAI Regional Sul, Alessandra Dagostin.
Segundo a coordenadora, para as obras que mantêm de forma contínua estas condições, o programa realiza a certificação do canteiro com o selo 'Obra + Segura' e promove ações voltadas à saúde do trabalhador. "O reconhecimento é uma forma de valorizar os canteiros de obras que possuem boas práticas e mantém um padrão elevado de segurança", aponta.
Na região Sul, as empresas: Construtora Corbetta, Construtora Fontana, Engenharia Castanhel e Gallifontanela Incorporações e Construções já aderiram ao programa, contemplando até o momento 18 canteiros de obras.