O setor carbonífero celebrou um marco importante com o lançamento de sua nova marca, Carvão+, e a inauguração da Mostra do Carvão Mineral. O evento ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), na tarde desta quinta-feira (14), reunindo representantes do setor, autoridades locais e estaduais.
Desenvolvida pela Agência SDI em parceria com o Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e a Satc, a marca Carvão+ simboliza um novo momento para o setor, destacando as possibilidades futuras e o compromisso com a sustentabilidade.
"A gente está falando de 197 anos de história, e nos quais a gente já redefiniu a marca muitas vezes. O nosso setor é extremamente resiliente, e esse 'mais', para nós, significa uma abertura, uma transformação, e em especial, é sustentabilidade do nosso setor", afirmou a presidente do Siecesc, Astrid Barato.
"Com a transição energética, a gente tem que colocar muito mais visibilidade no nosso trabalho. A mudança da marca fecha exatamente com isso. Ficar com o modelo do passado é como se nós, do setor, não estivéssemos aderindo a essa nova cultura. Nós criamos esse momento de transformação", acrescentou.
A identidade visual incorpora elementos que refletem tecnologia, respeito à natureza e a história centenária da indústria carbonífera, que gera cerca de 20 mil empregos e movimenta mais de R$ 5 bilhões anualmente.
O novo momento do setor também enfatiza as ações voltadas ao meio ambiente, à segurança, ao social, ao esporte, à educação e o novo momento do setor com a Transição Energética Justa, a busca por um modelo sustentável e de baixo carbono. Para isso, pesquisas estão em desenvolvimento no Centro Tecnológico da SATC, como a captura de CO2.
Projeto de cultura da ACIC e ações do setor
A Mostra do Carvão Mineral, parte do Projeto de Cultura da ACIC, apresenta a trajetória do setor através de maquetes, linha do tempo, arte e um tour virtual em minas. A mostra, disponível até 30 de abril, também contempla iniciativas como a Transição Energética Justa e pesquisas para a captura de CO2 realizadas no Centro Tecnológico da SATC.
Além disso, um novo site está sendo formulado e através do Instagram: @carvaomais.siecesc, as pessoas ficarão bem informadas sobre as ações do setor carbonífero.
Compromissos e parcerias do setor
Durante o protocolo foram realizadas diversas assinaturas de protocolo de intenções das ações que envolvem o Siecesc.
Convênio SATC e Centro Tecnológico
Um dos mais importantes legados do carvão para a região é a SATC. O setor carbonífero e a SATC atuam juntos pelo desenvolvimento socioeconômico regional, uma parceria que chega aos 60 anos em maio.
A parceria entre as instituições prevê que 1% do faturamento bruto mensal das carboníferas deverá ser repassado à entidade educacional.
O investimento em pesquisa e inovação é fundamental para a sobrevivência de todos os segmentos econômicos. Pensando nisso, o setor carbonífero desenvolve parceria anual com o Centro Tecnológico da SATC, para acompanhamento dos processos de recuperação ambiental e para o estudo de novas tecnologias e novos produtos ligados ao Carvão Mineral e a geração de energia termelétrica. Assinaram o convênio, a presidente do Siecesc, Astrid Barato, o reitor da Unisatc, Carlos Ferreira e o diretor do Centro Tecnológico da SATC, Luciano Biléssimo.
Carvão Amigo: Eixo Social
Dentro do Projeto Carvão Amigo, são abordados os eixos Social, Educação e Esporte. No eixo Social, foi realizada a assinatura do protocolo de intenções com as 12 entidades filantrópicas auxiliadas pelo projeto. São elas: Bairro da Juventude, Abadeus, Nossa Casa, Banda Cruzeiro do Sul, AMA-REC, APAE Criciúma, Projeto Anjos Mineiros, Casa Guido, Casa do Egresso, Asilo São Vicente, Cruz Vermelha e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma.
Carvão Amigo: Esporte
O futebol na região carbonífera teve suas origens nas iniciativas de diversos empresários e trabalhadores da mineração, todos apaixonados pelo esporte.
Não há como se falar no futebol em nossa região sem lembrar de Itaúna, Atlético Operário, Próspera, Metropol e tantos outros que culminaram com a criação do Criciúma Esporte Clube, o Tigre Carvoeiro, que traz em uma de suas cores o preto que representa o Ouro Negro.
Como resgate de toda esta história, o setor carbonífero celebrou parceria com a Liga Atlética da Região Mineira (LARM), nos últimos oito anos e, agora, em 2024, realizou assinatura de protocolo de intenções com o presidente Guilherme Gomes, para a realização da Taça Carvão+.
Carvão Amigo: Educação
Durante a solenidade, foi assinado um protocolo de intenções referente aos projetos Proerd da Polícia Militar, dos Protetores Ambientais da Polícia Militar Ambiental e do Pelotão Esperança do 28º GAC.
Ações que levam conscientização contra as drogas e a educação ambiental, bem como aulas às crianças carentes no 4º e 5º ano. As parcerias existem há oito anos.
Prêmio ACIC de Jornalismo
Como forma de apoiar estes profissionais tão importantes para a nossa sociedade, o setor carbonífero, assinou o protocolo de intenções 2024, dando continuidade a participação do Siecesc no Prêmio Acic de Jornalismo.
Vale ressaltar que, neste ano, o setor carbonífero vai ampliar o número de matérias premiadas sobre o Carvão +. Assinatura foi realizada pelo presidente da Acic, Valcir Zanette.
Mostra do Setor Carbonífero no Projeto Cultura ACIC
Além do lançamento da marca, o Projeto Cultura Acic abriu a Mostra do Setor Carbonífero, na galeria de arte da entidade empresarial, que traz um resgate da história centenária da indústria que transformou Criciúma e segue impulsionando o Sul catarinense, com a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Maquetes, uma linha do tempo, obras de arte e um tour virtual em uma mina, através de óculos de realidade virtual, farão parte da mostra.
A Mostra do Setor Carbonífero estará aberta à visitação até 30 de abril, na galeria de arte da Acic. Serão agendadas visitas com diversas escolas de Criciúma e região. A ideia do grupo de Cultura da Acic é realizar mostra com diversos segmentos econômicos. O grupo é composto por Iara Gaidzinski, Benito Gorini Borges, Salete Budni Milanezi e Maria Julita Volpato Gomes.