Com a autorização do governador Carlos Moisés de retomada das atividades da construção civil, materiais de construção de toda Santa Catarina vão voltando à ativa. Na região sul do estado, boa parte dessas lojas já estão com suas portas abertas, e continuam seguindo orientações do Ministério da Saúde em relação a prevenção ao COVID-19.
“Temos visto que as lojas têm sido abertas de uma forma bem tranquila, com os funcionários colocando os produtos de higienização à disposição do cliente para que ele utilize antes de entrar no local, vendendo mas tomando todas as precauções necessárias”, comentou o diretor executivo da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Sul (Acomac-Sul), Júlio João Pereira.
Apesar do setor da construção civil ter sido afetado diretamente durante este período de quarentena, Júlio ressalta que aos poucos o ramo deve ir se recuperando - em cima demandas encontradas, até mesmo, durante a quarentena. “O ritmo vai cair e já estamos preparados para isso, mas com as pessoas ficando em casa elas acabaram por verificar que suas residências muitas vezes precisavam de reformas, e muita gente começou a ligar para as lojas pedindo por materiais”, afirmou.
A Acomac, assim como todo o setor de construção, pressionaram o governador para a liberação de suas atividades com base em necessidades da população, que continuam precisando arrumar as suas residências. “Se quebra uma fechadura ou queima um chuveiro, a pessoa vai precisar de nós para comprar o material. Nós demos pedimos para o governador a nossa volta com base nisso, nessa demanda que continuava acontecendo”, disse Júlio.
A retomada das atividades, de acordo com o diretor executivo da Acomac, foi essencial para a população e, principalmente, para os trabalhadores, já que muitos que estavam em meio às obras acabaram tendo de parar devido à falta de materiais.