A previsão do tempo para esta sexta-feira (3) é de chuva ainda mais intensa no Sul de Santa Catarina, já a partir do amanhecer e se intensificando a partir do fim da tarde, segundo as previsões publicadas pela Epagri/Ciram.
A Defesa Civil prevê que, durante o sexta-feira, a frente fria que avançou do Rio Grande do Sul nesta quinta se estabelecerá sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa. Em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e possível queda de granizo.
No total dos dois dias, o acumulado de chuva deve superar a média histórica para todo o mês de maio, variando entre 150 e 200 milímetros.
Riscos de enxurradas e deslizamentos
Há alto risco de enxurradas nas bacias dos rios Mampituba e Araranguá e de deslizamentos nos municípios da encosta da serra, como Praia Grande, Morro Grande e Timbé do Sul.
As alterações no solo podem acontecer principalmente em locais que já foram identificados como áreas de risco para deslizamentos e também em áreas que estão com o solo encharcado. É importante prestar atenção a sinais de movimentação do solo, como rachaduras em paredes e muros, árvores e postes inclinados.
A orientação da Defesa Civil é evitar permanecer em áreas sujeitas a alagamentos e não atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.