O Sicredi dobra cada real recebido por meio do pix da Fundação Sicredi em ajuda ao Rio Grande do Sul. Até o momento, R$ 10 milhões foram recebidos nessa iniciativa, que teve início no dia 3 de maio, e o Sicredi aportou o mesmo valor doado, totalizando R$ 20 milhões.
Esses recursos estão sendo destinados às cooperativas e utilizados de diferentes formas, considerando a necessidade da população de cada município, incluindo a compra mantimentos e de materiais necessários, adequados a cada situação.
O Sicredi continuará igualando os valores recebidos via pix da Fundação Sicredi. Os interessados em participar podem enviar suas doações, de qualquer valor, para a chave pix [email protected], conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.
O diretor executivo do Sicredi, César Bochi, ressalta que as ações já anunciadas são apenas uma parte do empenho que as cooperativas vêm realizando para ajudar o Rio Grande do Sul nesse processo de reconstrução.
"O desenvolvimento das regiões onde atuamos e o apoio às comunidades em todo o país, é parte da essência do Sicredi e não será diferente agora. A situação do RS requer uma resposta solidária e efetiva. Dobrar cada real recebido é uma das frentes em que estamos atuando. Nossas cooperativas estão mobilizadas nacionalmente para fazer muito mais, apoiando as comunidades afetadas e mostrando o verdadeiro poder da cooperação. Juntos, podemos fazer a diferença e apoiar aqueles que mais precisam neste momento desafiador", afirma.
Dos 397 municípios do RS que declararam estado de calamidade e emergência, conforme decreto estadual do dia 5 de maio, o Sicredi tem presença em 388, abrangendo mais de 2 milhões de associados. Em 49 desses 388 municípios, só existe o Sicredi como instituição financeira fisicamente presente.
Desde o início das enchentes, o Sicredi também vem cooperando com a comunidade com ações como a organização, com apoio de parceiros, de 16 centros de distribuição de donativos.