O município de Siderópolis registrou na madrugada desta quinta-feira, 30, a primeira morte pelo novo coronavírus. O paciente, um senhor de 80 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I) da Unimed já há quatro semanas, era um comerciante conhecido pelos moradores da região.
“Hoje é lamentavelmente um dia muito triste para a nossa cidade. Acabamos perdendo um cidadão sideropolitano, um amigo, um comerciante antigo da rua 1. Siderópolis está de luto. Temos lutado muito em tudo que o município pode fazer para proteger o nosso cidadão, mas infelizmente tivemos o primeiro óbito da cidade”, disse o prefeito Hélio Cesa, mais conhecido como Alemão.
A vítima faz parte dos oito primeiros casos de Covid-19 registrados no município, e já vinha há alguns anos com um enfisema pulmonar. Segundo Hélio, o paciente não havia viajado ao exterior e deve ter se contaminado na própria cidade. “Ele sempre foi um homem muito amigo de todos, deve ter conversado ou abraçado alguém positivo que não sabia disso e acabou contraindo”, destacou.
O município conta hoje com 14 casos positivos da doença, nenhum deles em U.T.I, e com oito pacientes já curados. Alemão afirma que, apesar do momento de tristeza, a população deve continuar seguindo as orientações de prevenção de saúde para poder passar pelo momento de pandemia.
“Não quero que a cidade abaixe a cabeça, vamos continuar lutando, ter disciplina e usando máscaras, seguindo todos os procedimentos para que nos protejamos”, comentou.
Ajuda do Ministério Público Federal
As autoridades dos municípios da Amrec estiveram reunidos na manhã de hoje para tratar sobre alguns assuntos referentes a pandemia. Um deles, é um recurso de R$ 340 mil do Ministério Público Federal para as cidades. “Pedimos que todos usem o recurso para a compra de testes rápidos”, disse Alemão.