O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, anunciou nesta semana que vai abrir uma discussão com a comunidade e Câmara de Vereadores sobre a mudança de nome do município em homenagem aos fundadores que batizaram como "Nova Belluno". O nome foi trocado durante a Ditadura Militar.
“Eu tenho uma opinião pessoal, mas não é ela que vai prevalecer. O que queremos é introduzir esta discussão. Estamos comemorando 127 anos de colonização e iniciando as festividades de 60 anos de emancipação política. Nada mais justo que a gente voltar a se comunicar com a sociedade e tentar fazer justiça na história da nossa cidade tendo em vista que na década de 40 houve na agressão da ditadura, em função da Segunda Guerra, a mudança do nome de Nova Belluno para Siderópolis. O nome é bonito, mas talvez a ideia não seja mudar, mas acrescentar Nova Belluno ou Belluno à Siderópolis para dar um nível de italianidade”, afirmou o prefeito.
A ideia é fazer com que o turismo faça parte da economia do município. “A gente está iniciando a discussão se a sociedade e lideranças querem ou não. Esta é a ideia, fazer uma homenagem aos nossos colonizadores e também fazer com que o apelo turístico contribua para o desenvolvimento da nossa cidade”, esclareceu.
A Procuradoria Geral do Município está estudando as possibilidades para fazer a discussão. “É o início e não o fim desta discussão, porque acreditamos que estaríamos fazendo justiça a nossa história. Há muita gente contra e muita gente a favor, mas vamos manter o nível de harmonia para que fique o que a maioria decidir”, afirmou.