O Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul) terá um novo presidente a partir do dia 25. Após quatro anos de gestão, Juarez Sabino deixa o cargo para a entrada de Emerson Machado. No Jornal das Nove, da Rádio Som Maior, a dupla destacou o atual mercado imobiliário, que deve retomar o crescimento no próximo triênio.
“Tivemos nesse período vários problemas. O mercado imobiliário foi um dos mais atingidos por essa crise econômica e sobretudo política. Mas, é como já havíamos falado, o empresário brasileiro tem muita garra para vencer as dificuldades”, afirmou Sabino.
O gestor destacou que o período de quatro anos foi trabalhoso mas que valeu a pena. A união entre os empresários do ramo foi fundamental para superar os momentos difíceis, acredita.
“Temos grandes vitórias. Acompanhamos de perto leis que regem o mercado nacional. Conseguimos fazer bons convênios e estar em vários momentos juntos de nossa base. Fizemos com que o setor ficasse mais unido para superar as dificuldades”.
Os próximos três anos devem ser de recuperação para o setor de construção civil. Machado acredita que as perdas da indústria contribuíram para o enfraquecimento do setor da habitação, tendo sido um dos que mais perdeu investimento nos últimos anos.
“A perspectiva para esse ano é que melhore bastante, em relação ao ano passado e aos anos anteriores. Hoje a construção civil talvez seja o setor que mais emprega no Brasil, acho que hoje só perdemos para a agricultura no PIB”, analisou o futuro presidente do Secovi, Emerson Machado.