Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Sobrado que abriga museu Augusto Casagrande completa 100 anos

Espaço foi doado pela família do italiano Augusto Casagrande, em 1980, ano do centenário da cidade

Por Redação Criciúma - SC, 22/05/2020 - 12:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O sobrado que abriga o Museu Augusto Casagrande completa em 2020, 100 anos de construção. No dia 9 de janeiro deste ano o local completou 40 anos do título de museu. Em 1980, aniversário de 100 anos da cidade, o então prefeito, Altair Guidi, entrou em acordo com a família Casagrande para que ele se tornasse o primeiro museu de Criciúma. A construção da estrutura começou em 1918 e foi concluída em 1920, sendo o primeiro sobrado da cidade.

Nele, viviam o oleiro e político Augusto Casagrande e a dona de casa Cecíla Darós, ambos italianos. Augusto chegou na cidade com sete anos, e Cecília com cinco. Juntos tiveram 15 filhos, 14 deles meninos e uma menina. O museu é cadastrado no Ibran (Instituto Brasileiro de Museus), que reconheceu o seu título. O local é uma das unidades da Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

"Quem visita o casarão, encontra uma grande variedade de artefatos históricos, que contam a história da colonização de Criciúma, peças que foram doadas por famílias da região, para as pessoas verem e relembrarem a sua infância. O museu é um dos poucos do estado que tem acessibilidade para cadeirantes e idosos. Em 2019, aproximadamente quatro mil pessoas visitaram o local, que fica no bairro Comerciário", disse o coordenador do Museu, Realdo Medeiros.

Visitas Suspensas

Atualmente o local está fechado por tempo indeterminado, seguindo o decreto do Governo do Estado, por conta da Pandemia do Coronavirus. Para mais informações sobre o Museu entre em contato através do telefone: (48) 3445-8844.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito