Estreia nesta quinta-feira (2), às 19h, o mais novo podcast da Som Maior Comunicação, o Confraria do Bigode. Apresentado por João Nassif e Enio Biz, ele tem como objetivo falar sobre esportes, principalmente futebol, e resgatar um pouco da história do futebol catarinense. Os primeiros convidados são os donos da Associação Academia de Futebol e ex-jogadores do Criciúma, Claudiomir (Ado) e Edevilson.
A ideia do programa surgiu há um tempo, após Nassif fazer live nas redes sociais por dois anos, além de apresentar o De olho na Copa. “Eu não podia parar, tinha que fazer mais alguma coisa, então como o podcast é a história da moda, o projeto foi viabilizado”, explica o jornalista esportivo.
O apresentador tem quase 40 anos de vivência do futebol catarinense. “Vou procurar passar o que vivi, levar esse conhecimento e a história ao longo de todos os anos. Cheguei em 1986 em Criciúma, depois voltei em 2002 e senti que é uma cidade que vive o futebol. Vou passar um pouco dessa experiência de quem eu sou”, conta Nassif.
Segundo o gerente de Conteúdo da Som Maior Comunicação, Arthur Lessa, a ideia do programa é não ser engessado. “É ter uma liberdade de podcast sem protocolo de rádio, também vai ter o vídeo e o espectador vai poder ouvir a hora que quiser. É uma conversa que pode escutar agora ou semana que vem, por exemplo”, afirma.
A escolha de ser um podcast foi porque ele chega de um jeito mais fácil. “O Nassif ter esse produto é uma maneira de valorizar toda a experiência que ele acumulou. Não tem ninguém no estado que tenha vivido mais os bastidores de futebol. Além disso, ele tem um estilo próprio, que eu chamo de ‘rabugento good vibe’”, diz Lessa.
A sugestão da parceria entre os dois jornalistas na apresentação foi uma ideia do gerente de Conteúdo. “Enio entra como âncora para manter a estrutura, é um cara que está no futebol, é setorista do Criciúma e ele faz mediação de programa com uma leveza muito legal. Encaixa como uma luva”, ressalta.
Enio Biz explica que o seu jeito de apresentação é envolver o ouvinte, chamando a atenção e deixando a apresentação leve. “O futebol é um esporte alegre, quem vai em uma partida quer ver um jogo bem jogado, costumo dizer que quando o torcedor perde com um jogo bonito, ele não sente tanto a derrota porque foi um espetáculo. Mesma forma na rádio, se o futebol é leve porque a apresentação tem que ser carrancuda?”, explica.
Fazer um projeto ao lado de Nassif é uma experiência que o âncora vai levar para a vida profissional. "Juntar ele e convidados vai ser um projeto sensacional, eu vou deixar a bola quicando para o craque chutar”, complementa Enio.
O Podcast Confraria do Bigode vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h, no YouTube do Portal 4oito e na Rádio Som Maior, através da FM 100,7.